Tuesday, May 1, 2007

Newton (2)

O QUE É QUE SE PASSA COM A FÍSICA?

O INÍCIO

Um belo dia Newton apareceu e o mundo transformou-se num lugar seguro para todos nós.

Quando damos uma tacada numa bola de bilhar somos capazes de prever a rapidez com que se deslocará e a direcção que irá tomar. Quando a bola parar saberemos exactamente a posição onde ela repousará. Estes são conceitos que nos parecem óbvios e mesmo necessários. A maioria das pessoas acredita que para a Física funcionar terá de se basear nestes alicerces sólidos e inalienáveis.
Desde o século XVII, é este o panorama científico dominante (o que ainda é ensinado actualmente nas nossas escolas), da física clássica de Isaac Newton e da Era do lluminismo. É a doutrina em que tudo pode ser explicado em termos de partículas materiais em movimento – em que o universo é mecânico como um mecanismo de relógio, causal, inteiramente previsível, baseado em leis imutáveis, fechado e independente do observador.
Parecia pois que o problema estava resolvido. Com o advento da idade da razão o mundo tornava-se menos perigoso, menos opaco, mais inteligível. A ciência e a técnica lá estariam para tudo desvendar, explicar, realizar, senão hoje amanhã com certeza.Essa visão do mundo deu origem ao realismo ingénuo do materialismo mecanicista que proclama que todos os aspectos dos seres humanos, os nossos amores e esperanças, a nossa criatividade e espiritualidade, mais não são do que subprodutos acidentais e acções da matéria.

No comments: