Tuesday, May 8, 2007

Caírem simultaneamente? Isso é que era bom!!!

Quando a ideologia é sustentada pelo preconceito.
É extraordinário como gente com responsabilidade no campo da Física e na História das Ciências continue a insistir no erro (?), no engano (?), vá lá, condescendamos na ... distracção, de afirmar que Galileu subiu à torre de Pisa e deixou cair corpos de diferentes massas, para contrariar Aristóteles, verificando que atingiam o solo simultaneamente.
Há mesmo quem lhe chame a mais famosa das experiências da história da ciência e a situe em 1591.
Mas, os escritos de Galileu não confirmam este episódio.
Pelo contrário, a obra de Galileu prova que ele tentou fazer tal experiência, repetidamente, na sua juventude e que chegou ao resultado oposto.

Para cúmulo da comédia, foi um aristotélico, Coresio, que, em 1612, afirmou que as (ditas) experiências tinham sido feitas de uma altura insuficiente. Numa obra publicada nesse mesmo ano, descreveu como avançara relativamente às experiências prévias. Não só tinha atirado corpos de uma janela alta, como fora ao cimo da torre de Pisa. O corpo maior tinha caído mais depressa do que o mais pequeno e, segundo dizia, a experiência provara que Aristóteles sempre tivera razão. A obra de Coresio foi publicada em Florença e não existe notícia de qualquer tentativa de Galileu, ou de qualquer outro, para pôr em causa a verdade de tais asserções, ...
R.G.Collingwood, CIÊNCIA E FILOSOFIA (1981, Presença)

No comments: